Exclusão Digital
Atualmente é possível fazer um panorama dos passos e atitudes que a sociedade tem tomado, e através desta perspectiva continua-se a vaga percepção de que a segregação ainda é um fator preponderante para evidenciar cada vez mais a exclusão de uma grande e significativa parcela social. Até quando isso irá permanecer, ao certo não se tem respostas, pois os caminhos são diversos e as tentativas de encontrar uma equidade, as vezes funcionam e as vezes nem saí do pensamento.
Mesmo com o advento da tecnologia e da globalização a sociedade caminha para lados opostos, pois a evolução as vezes parecer ser uma involução.
A exclusão está posta nos mais diversos âmbitos sociais e na tecnologia não é diferente, pois contamos com uma gama de programas políticos que visavam a tão sonhada inclusão para todos, só que do ideal para o real, existe um abismo onde todos esses terminaram se aglutinando.
Exemplos: Projeto um Computador por Aluno, Programa Nacional de Tecnologia Educacional, Programa Nacional de Banda Larga, Projeto Ginga (TV Digital), e dentre tantos outros.
Encerro a minha escrita com uma fala de Pierre Lévy: " toda nova tecnologia cria excluídos".
Fonte: LEVY, Pierre. A nova relaçã com o saber. In_ Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário