quarta-feira, 31 de maio de 2017


Pensador Angolano
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjD5YnyfkWw8doxor7zySOb0hXXbokplOSkKwzHs9P38ZyEO7H3pYnUfcj1sIvLDQXyUQCbCTVLMagYATi1zOaAkI8OaD1SitHjaZH0Bca3a_VOn5pJca3vK9TjeOyK_SgebCvWldSG_P9k/s400/3352475681_28808691a4_b.jpg


Multiculturalismo e globalização se contrapõem ou se complementam?

Ao desvendar alguns conceitos referente sobre o multiculturalismo e a globalização pude perceber que existe uma variedade de opiniões que nos conduz a uma diversidade de reflexões sobre os dois temas. E nesse pensamento foi possível chegar ao questionamento que se faz presente no título do texto: Multiculturalismo e globalização se contrapõem ou se complementam? A resposta ficará a cargo de você leitor, teremos algumas pistas para nos auxiliar nesta construção para que possamos no final desta narrativa chegar a um limiar entre os conceitos. Então embarcamos nesta caminhada...
O MULTICULTURALISMO é entendido como um “fenômeno social que apresenta a convivência pacífica entre várias culturas”. Já a GLOBALIZAÇÃO perpassa por um “conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX”. E podemos encontrar um ponto de partida entre ambos quando identificamos que são acontecimentos que se faz presente no nosso cotidiano e que as vezes não paramos para observar, por conta do nosso olhar cristalizado nos estereótipos postos na sociedade.
Podemos perceber que a partir do advento da globalização, foi possível a identificação do multiculturalismo na sociedade a nível mundial. E nesta existência é possível perceber e identificar alguns pontos que foram e/ou são positivos e negativos. Podemos citar como um fator importante a maneira como as culturas diferentes passaram a se relacionar, proporcionando uma troca de valores e de saberes entre si, constituindo assim uma rede de comunicação, onde alguns pontos, como a política, a economia, o social, a cultura, a educação, a tecnologia, a religião e etc.... servindo de sustentação desta interação e cooperação. Já um fator negativo passa a ser a existência de conflitos e rejeição no processo de aceitar aqueles que são diferentes de você. E é justamente nesta intolerância que percebemos uma série de atentados e violências cometidas pelo fato de pertencer a uma outra cultura.
A partir deste contexto percebemos que a representatividade de grupos que sempre estiveram submissos e à margem das políticas públicas, movimento negro, feminista, indígenas, deficientes, homossexuais e tantos outros, passaram a lutar para terem os seus direitos reconhecidos e respeitados por toda a sociedade.
Assim podemos concluir que vivemos em uma sociedade heterogênea e diversificada, onde o respeito ao outro deve ser primordial independente da cultura, dos valores e das opções realizadas. O multiculturalismo se faz presente e a globalização oferece subsídios para a sua propagação de atitudes benéficas ou não. Portanto fica a dúvida: Multiculturalismo e globalização se contrapõem ou se complementam?
  Para ajudar nessa construção, fica a dica de um vídeo que vai condensar ou sintetizar, o que foi discutido anteriormente.






 Fontes:

Significados: significado de multiculturalismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br/multiculturalismo/>. Acesso em 31. mai.2017
Significados: significado de globalização. Disponível em: < https://www.significados.com.br/globalizacao/>.Acesso em 31. mai.2017
Significados: significado de cultura. Disponível em: <https://www.significados.com.br/cultura/>. Acesso em 31. mai.2017
Significados: significado de intolerância. Disponível em: <https://www.significados.com.br/?s=intoler%C3%A2ncia> . Acesso em 31. mai.2017
Youtube. Multiculturalismo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cXlLvu1zopE
>. Acesso em 31.mai.2017 


quarta-feira, 24 de maio de 2017

As faces da tecnologia



   Com o surgimento da internet, podemos perceber que uma série de ferramentas foi criada para proporcionar o bem-estar da sociedade nos mais diversos âmbitos. E quando nos reportamos para a educação, é possível identificar diversas ferramentas auxiliam a aplicação desta tecnologia no espaço da sala de aula.
Como exemplo pode-se citar a utilização das plataformas digitais que são utilizadas para a criação e o desenvolvimento de ações para uma nova relação de aprimoramento entre o ensino e a aprendizagem.
   E a por meio destas novas estratégias tecnológicas, o mercado financeiro e educacional passam a atuar em paralelo, onde cada um passa a direcionar os seus reais objetivos nesta conjuntura social.
  A partir da leitura da reportagem Ferramentastecnológicas impulsionam novas plataformas e incentivam educação, é possível perceber que existe uma ação existencial, as plataformas digitais auxiliam as atividades educacionais, embora necessite passar por um crivo de critérios, que podem ser positivos e/ou negativos.
    Através da implantação das novas plataformas digitais, a escola visa o aprimoramento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde será possibilitada a implementação a metodológica alinhada à tecnologia, onde passará a ser utilizada pelo professor no espaço da sala de aula.  Embora por detrás desta ação benéfica na construção do pensamento, devemos ficar atento para o aproveitamento do mercado na comercialização destas plataformas e assim um jogo de valores na mercantilização do produto e o não atendimento na aplicabilidade das suas reais funções.
     Pelo fato de ser uma novidade e a aceitação está sendo positiva, deve-se ter o cuidado de saber de fato o que está sempre contratando e se as especificidades necessárias serão devidamente respeitadas para que não haja o comprometimento do processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos em questão, neste caso os alunos e o bolso dos seus responsáveis.


terça-feira, 16 de maio de 2017


CORDEL


Agora eu vou contar pra vocês
Uma história e legal,
É de uma poesias que contam,
Histórias da ida real

Sim, é o cordel meu senhor
Na literatura popular criativa
Que pode ser escrita a partir
Da sua vida, vivida e pensativa

Este tal Cordel se apresenta
Nas ruas, praças e em todo lugar
Basta encontrar um cordão
E pregador pra segurar

As capas são coloridas
Para entreter o leitor
Então pega sua cordel
E viagem nessa meu sinhô.